Início Política ABC Saiba como celebrar Nossa Senhora Aparecida em tempos de pandemia; ...

Saiba como celebrar Nossa Senhora Aparecida em tempos de pandemia; veja a programação na Diocese de Santo André

Santa mais popular e certamente com o maior número de devotos em nosso país, Nossa Senhora Aparecida será celebrada em 2020 de uma maneira diferente, mas com a mesma fé de sempre do povo que acredita na intercessão da padroeira do Brasil para vencer a pandemia da Covid-19.

No Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo, a novena e as celebrações tiveram que ser adaptadas para o formato online, com transmissões pela TV e Rádio Aparecida, bem como nas redes sociais, a fim de evitar aglomerações de peregrinos de diversos estados brasileiros que costumam viajar para participar da Festa de Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro. Diante disso, a tradicional romaria não ocorrerá neste ano.

Na Diocese de Santo André, atividades como procissões e a 18ª edição da tradicional cavalgada em São Caetano também não ocorrerão neste ano. Apenas carreatas serão realizadas por algumas paróquias. Os fiéis participarão das missas virtuais ou comparecendo às igrejas, que adotarão as normas de distanciamento social no mínimo de 2 metros, disponibilização de álcool gel e capacidade limitada até 30% do espaço para cada celebração, sendo a higienização feita sempre antes de cada missa. Quem participar das celebrações deve obrigatoriamente utilizar máscaras para proteção de si e do próximo.

Aqui vão algumas dicas de como se preparar para esse dia tão especial:

  • Reze a novena de Nossa Senhora Aparecida com sua família e paróquia pelas mídias sociais;
  • Motive a organização de atividades temáticas sobre Maria, como palestras, momentos de espiritualidade e terço mariano;
  • Faça preces coletivas pelo fim da pandemia, pela paz mundial, pela cura dos enfermos, pelo auxílio aos excluídos e desamparados, pela responsabilidade dos governantes implementarem políticas públicas para todos;
  • Acompanhe a Missa da Padroeira do Brasil pelas mídias diocesanas, emissoras de TV e Rádio;

Confira a programação do dia 12 de outubro nas paróquias dedicadas a Nossa Senhora Aparecida:

São Bernardo
Santuário Nossa Senhora Aparecida
(Rua Xavier de Toledo, 190 – Paulicéia)

9h e 19h: As missas não contarão com a presença de fiéis e serão transmitidas apenas pelas mídias sociais Facebook e YouTube do Santuário;

10h30 às 12h: Carreata com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas do bairro;

Macarrão com porpeta e bolo da padroeira serão vendidos por meio do sistema drive-thru. Reserve com antecedência pelo telefone: 4361-9040.

Paróquia Imaculada Conceição Aparecida
 (Rua Primo Bechelli, 310 – Parque Selecta)
As missas com presença de fiéis acontecem às 7h30, 9h30 (celebração das crianças, com transmissão pelo Facebook), 15h30 e 19h: celebração solene, com transmissão pelo Facebook
12h: Oração do Angelus
18h: Oração do Santo Terço
A lanchonete e a lojinha estarão abertas ao longo do dia.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida 
(Estrada da Cooperativa, 351 – Alves Dias)
Informações pelo telefone: 4109-1380.

*

São Caetano
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
(Rua Oriente, 455 – Bairro Barcelona)
As missas com presença de fiéis e transmitidas pelas mídias sociais acontecem às 7h (presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini), 9h, 12h e 18h. É necessário agendar pelo WhatsApp: 99780-9087 ou pelo Telefone: 4224-1612.

10h: Carreata com saída em frente da igreja

Haverá venda de lanches de pernil, linguiça toscana, churrasco, pastel e o tradicional bolo de Nossa Senhora, das 9h às 21h. Reservas pelo WhatsApp: 99780-9087.

*

Santo André
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
(Rua Madagascar, 195 – Parque Novo Oratório)

As missas acontecem com presença do povo e transmitida pelas mídias sociais às 8h e 19h.


Venda de fogazza com diversos sabores e o tradicional Bolo de Nossa Senhora, das 9h às 12h e das 17h às 20h, pelo sistema drive-thru. Reservas pelo WhatsApp: 93719-2859.

*

Diadema
Quase Paróquia Nossa Senhora Aparecida
(Rua Santo Antônio de Pádua, 168 – Casa Grande)

7h30: Ofício de Nossa Senhora
8h: Acolhida dos devotos
9h: Missa solene com presença de fiéis e transmitida pelas mídias sociais
10h: Carreata pelas comunidades

Mauá

Paróquia Nossa Senhora Aparecida
(Rua Egnes Rimazza Gianone, 372 – Jardim Zaíra)
As missas acontecem com presença de fiéis às 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h. A primeira e última celebração do dia terão transmissão online.

É necessário agendar na secretaria da igreja, de segunda a sábado, das 8h30 às 12h, e das 13h às 16h30. Mais informações pelo telefone: 4545-4849.

#TBT Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Diocese
No dia 23 de setembro de 2017, cerca de 1,5 mil representantes de diversas paróquias dos sete municípios que integram a Diocese de Santo André participaram do encerramento da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida ao Grande ABC. O evento celebrava os 300 anos de bênçãos e graças do encontro da imagem da padroeira do Brasil por três pescadores no Rio Paraíba do Sul, em 1717.

Um dia ensolarado na Romaria em louvor a Nossa Senhora Aparecida, no Santuário batizado com o nome da Mãe de Deus, no bairro Paulicéia, em São Bernardo do Campo, foi marcante para devotos e participantes do Terço dos Homens na região. Com o tema: “Sob o Seu Olhar, Oh Mãe”, o evento teve início por volta das 7h, quando os grupos de cada cidade começaram a se acomodar para a acolhida e oração inicial, como preparação rumo à procissão que percorreu ruas próximas ao Santuário.

Durante o itinerário, a caminhada foi agraciada com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, conduzida pelo missionário redentorista Pe. Lucas Emanuel Almeida.

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini presidiu a Santa Missa. A oração do Terço e a Consagração a Nossa Senhora encerraram um encontro marcado pela emoção e dedicação de todos e todas que contribuíram para o êxito das atividades.

Deixe uma resposta