Início Política ABC Santo André ganha Selo Amigo do Idoso

Santo André ganha Selo Amigo do Idoso

Iniciativa é reconhecimento de políticas públicas realizadas pelo município para a população da terceira idade

A cidade de Santo André recebeu nesta quinta-feira (1º) o Selo São Paulo Amigo do Idoso, concedido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. A iniciativa é um reconhecimento de projetos e boas práticas realizadas pela administração municipal em prol da população idosa.

A entrega ocorreu em cerimônia virtual realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo. Santo André recebeu o selo inicial do programa, junto com outros 14 municípios paulistas.

“Santo André receber o Selo Amigo do Idoso é muito importante, porque reafirma todo o trabalho que o município faz direcionado à população da terceira idade. São diversas ações integradas nas mais variadas políticas públicas”, afirma o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.

A entrega do Selo ocorreu no Dia do Idoso, comemorado sempre em 1º de outubro. Foi nesta data, no ano de 2003, que entrou em vigor o Estatuto do Idoso, criado com o objetivo assegurar os direitos dos cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos.

A obtenção do Selo São Paulo Amigo do Idoso, que é dividido nas categorias Inicial, Intermediário e Pleno, ocorre mediante o cumprimento de metas, como a criação do Conselho Municipal do Idoso, realização de diagnósticos, e inclusão de ações para garantia dos direitos dos idosos nos planos municipais de saúde e de assistência social.

Em Santo André, a população de terceira idade chega a cerca de 128 mil pessoas. “Com o Selo Amigo do Idoso, o Estado reconhece que Santo André tem ações voltadas a essa população, não somente em desenvolvimento e assistência social, mas também na saúde, mobilidade, educação e cultura”, avalia o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.

Deixe uma resposta