Início Política ABC Santo André participa de Fórum Internacional sobre Cultura na pandemia

Santo André participa de Fórum Internacional sobre Cultura na pandemia

Santo André vai participar nesta semana do ‘Fórum Internacional Culturas em Tempos de Pandemia’, que irá debater as soluções encontradas em diversas cidades para o desenvolvimento e sustentabilidade do setor, impactado de maneira significativa pela pandemia de Covid-19.

O Fórum será realizado nos dias 29, 30 e 31 de julho, sempre a partir das 19h, para o intercâmbio e o debate internacional entre a sociedade civil e os governos locais sobre programas, ações e experiências positivas do campo cultural empreendidas pelos governos locais da região como uma contribuição na luta contra os efeitos da pandemia gerada pela Covid-19 e suas consequências socioeconômicas.

As falas serão desenvolvidas em torno de dois eixos temáticos: experiências do campo cultural para a luta contra a crise sanitária e experiências locais de reativação e fortalecimento do setor cultural, como leis, fundos, desenvolvimento de programação cultural virtual, entre outros.

Santo André será representada pela secretária de Cultura, Simone Zárate, na quinta-feira (30). “Vamos apresentar iniciativas como a Agenda Cultural Online, que inclui cerca de 160 atividades mensais como as aulas virtuais das Escolas Livres de Teatro, Dança, Cinema e Vídeo, da Escola Municipal de Iniciação Artística e as ações da Orquestra Sinfônica de Santo André, por exemplo, e o Edital Emergencial para Agentes Culturais, cujos produtos que já estão sendo divulgados, entre outras”, explicou Simone. “A oportunidade de trocar experiências diante da situação única pela qual estamos passando é muito válida. Poderemos avaliar, articular e, quem sabe, replicar ações”, completou.

Participam do encontro representantes das cidades de La Paz (Bolívia), Buenos Aires, Villa María e  Quilmes (Argentina), Montevideo e Canelones (Uruguai), Bogotá (Colômbia), Peñalolén (Chile) e Lima (Perú), além de Hugo Possolo, Secretário de Cultura da Cidade de São Paulo (dia 29), e Sergio de Carvalho, Diretor-Presidente da Fundação Garibaldi Brasil, da Prefeitura de Rio Branco (dia 31).

Os debates serão realizados na plataforma Zoom (ID: 930 3848 5280 / Acesso: 804387) e transmitidos na página da Secretaria de Cultura de Santo André no Facebook (www.facebook.com/CulturaPrefeituradeSantoAndre). Programa e documento base do Fórum (em espanhol) estão disponíveis na Agenda Cultural (bit.ly/2DfgmC4).

Serviço:

 

Fórum Internacional ‘Culturas em Tempos de Pandemia’ – Rede de Mercocidades

Datas: 29 a 31 de julho de 2020, a partir das 19h

Transmissão: Facebook Secretaria de Cultura de Santo André (https://www.facebook.com/CulturaPrefeituradeSantoAndre)

Deixe uma resposta